segunda-feira, 25 de março de 2013

SUPLEMENTOS CAUSAM ACNE?

fonte: bloglabellamafia


Oi meninos(a)! Tudo bem?! Algum dia vocês já devem ter acordado com espinha ou cravo e se perguntado o motivo… Será a suplementação, a alimentação ou a atividade física? Saiba o que pode interferir na saúde da sua pele no artigo interessantíssimo da Dra Tati logo abaixo!!!
Estou com espinhas… Só pode ser dos suplementos! 
Você pode estar completamente certo(a) se antes de iniciar a dieta e a suplementação sua pele era considerada ótima. Ninguém melhor do que você para perceber as mudanças no seu corpo, não é mesmo? Tenho percebido que muitas mulheres após começarem a ingerir uma quantidade alta principalmente de proteínas, reclamam que a pele que passou a apresentar espinhas e cravos trazendo um grande prejuízo à autoestima.  Espero que após ler este texto, você entenda como seu corpo precisa de você para fazê-lo funcionar em perfeitas condições.
 A acne é uma doença desencadeada pelo aumento da secreção sebácea que está diretamente relacionada à obstrução dos folículos pilosebáceos. Esta obstrução pode dar origem aos cravos (brancos e pretos) e/ou espinhas, que são resultado da proliferação de microorganismos como o Propionibacterium acnes, cuja presença pode provocar inflamação na pele e o surgimento dos desconfortos associados. A acne se manifesta principalmente na face e no tronco, áreas onde há uma presença maior de glândulas sebáceas e cujos sintomas podem variar entre indivíduos. Em alguns casos, esta patologia pode estar associada à presença de lesões do tipo cisto que se intercomunicam na pele, a chamada acne conglobata. Hoje se sabe que fatores genéticos podem permitir a manifestação da doença que está intimamente interligada com o ciclo hormonal do paciente. Por isso, as lesões são mais frequentes na puberdade e em mulheres. 
Sei que você é curiosa e já deve estar querendo realmente saber qual a relação do surgimento de cravos e/ou espinhas entre exercícios físicos e dieta/suplementação. Então anote aí: à medida que você se exercita, seu sistema circulatório sofre alterações e assim, processos infecciosos podem ser menos frequentes. Desta maneira, torna-se mais difícil o surgimento de microorganismos na sua pele e consequentemente, você estará menos suscetível ao surgimento de acne. Em adição, a atividade esportiva pode diminuir o stress e desta forma, diminui-se também as alterações no seu organismo como envelhecimento e processos alérgicos. Entretanto, preciso alertá-las que algumas práticas podem piorar este quadro. Exercícios físicos que levam à fadiga extrema provocam alterações no sistema imunológico bem como, a diminuição de glóbulos brancos no sangue. Com o sistema imune em déficit, ficamos mais propensas ao aparecimento de alterações metabólicas incluindo a acne. Esta informação não deve retirá-la do seu esquema de treinamento, mas sim conscientizá-la de que através da ajuda de um profissional médico, você aprenderá como higienizar sua pele corretamente e intervir com algum tipo de tratamento medicamentoso  se necessário. Lembre-se: você deve no mínimo praticar alguma atividade física três vezes na semana!
E a dieta rica em proteína e a suplementação proteica e de aminoácidos podem interferir na saúde da sua pele? Sim, infelizmente é o que posso responder. A alimentação e suplementação rica em proteínas e aminoácidos influenciam diretamente no aumento da produção da queratina, uma proteína constituinte da pele e responsável pela hidratação da mesma. Quando produzimos queratina em excesso, há obstrução dos poros dando origem aos comedões, e espinhas. Entretanto, há organismos que não sofrem alterações metabólicas tão pronunciadas e acabam tendo o mesmo tipo de pele mesmo com uma concentração elevada de suplementos. Anabolizantes também são grandes vilões da acne e devem ser usados com acompanhamento de um médico especialista bem como de um dermatologista para prevenirem o surgimento da doença.
Para evitar tantos desconfortos e alterações da nossa autoestima (digo nossa porque estou em tratamento com grandes resultados!), saliento que por ser uma doença de duração prolongada e muitas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, para que cicatrizes na pele não roubem o sorriso. Com a ajuda de um médico, o tratamento pode consistir do uso de medicações locais que agem na desobstrução dos poros e no controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Medicamentos de via oral também ganham cenário no tratamento e conforme a intensidade do quadro, antibióticos podem contribuir no controle da infecção. Tão importante quanto o uso de medicamentos corretamente prescritos, encontra-se a higienização da pele com água e sabonete apropriado bem como, o uso de adstringentes e esfoliantes, sempre usados sob orientação médica para não piorarem ainda mais o quadro.  Frequentar clínicas de estética à procura de uma boa limpeza de pele todo mês, é uma ferramenta importante na desobstrução de lesões não inflamatórias como os cravos, evitando a sua transformação em espinhas. Sempre que sair de casa aplique seu protetor solar não oleoso que deverá ser reaplicado durante o dia após lavar a pele evitando assim, o surgimento de manchas.
Jamais, eu digo, jamais esprema seus cravos ou espinhas, pois este ato pode dar origem ao surgimento de cicatrizes profundas bem como acelerar o processo de difusão da acne. Beba muita água e cuide da alimentação! Estes são cuidados muito importantes e devem ser discutidos com seu médico principalmente se você faz uso de suplementos e pratica atividade física de intensidade.
Dra. Tatiany de Faria
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Química
Pós-doutoranda Laboratório de Controle de Processos
faria.tatiany@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário